Khichari, Khichri, Khichadi, Khichdee, Khichuri

Tão bom quando andamos nestas andanças das receitas há tanto tempo e ainda nos conseguimos surpreender com coisas novas, como este prato.

Tão bom quando as coisas são tão simples, adaptáveis, deliciosas e nutritivas, como este prato.

Khichari significa literalmente dois grãos. É um prato derivado do sub-continente indianoque consiste numas papas de arroz, lentilhas e muitas especiarias em fartura. Na verdade é especiarias com arroz e lentilhas, e não o contrário.  É um prato mais commumente associado à dieta ayurvédica pelos efeitos harmonizadores, regeneradores e purificadores que o uso das especiarias tem no nosso corpo.  O arroz e as leguminosas criam uma refeição balanceada, de fácil digestão, proporcionando força e vitalidade, nutrindo todos os tecidos do corpo.

Tenho muita comichão quando se dá nomes de coisas a coisas que não são essa coisa. E eu não sei se esta coisa que fiz está minimamente próxima daquilo que um Khichari deve ser. Mas na falta de melhor nome, e porque parti deste prato, e porque, no fundo, são dois grãos, Khichari it is.

DSC_0062.jpg
DSC_0060.jpg

Khichari
livremente adaptada de Anna Jones, A Modern Way to Eat

200g lentilhas amarelas (tipo chana dal)
300g arroz basmati integral
1 pequeno molho de coentros frescos
1 pedaço de gengibre de 4cm, descascado e picado grosseiramente
4 c.sopa coco seco ralado
1 c.sopa ghee ou óleo de côco
1 c.sopa sementes de mostarda pretas
1 c.chá coentros
1 c.chá cominhos
1 c.chá cardamomo
1 c.chá cravinho
1 c.chá açafrão
1 c.chá pimenta preta
1 c.chá canela

iogurte de côco
coentros frescos
 

Colocar de molho em água fria as lentilhas e o arroz por uma hora no mínimo.
Triturar os coentros, o gengibre e o coco com 250ml de água.

Quando terminar o tempo de molho das lentilhas e do arroz, colocar o ghee ou o óleo de côco numa panela larga e adicionar todas as especiarias. Saltear 1 minuto até terem libertado aroma.

Escoar as lentilhas e o arroz e adicionar à panela. De seguida juntar a mistura de coentros e 700ml de água. Levantar fervura e deixar a cozer em lume brando durante 30-35 minutos, até o líquido ter ficado completamente absorvido e o arroz e as lentilhas estarem cozinhados. O ideal é obter uma consistência de papas, ou de um arroz malandrinho. Adicionar um pouco mais de água ao longo do tempo se for necessário.

Finalizar com o iogurte e os coentros e, para algo mais substancial, acompanhar com uma tigela fumegante de dal. 
Servir bem quente.

 

serve 4-6