Tomates assados com curcuma e alecrim

 
DSC_0427.JPG

Fazer sentido e sentir, são duas coisas muito diferentes. A melhor coisa da vida, é que ela não tem de fazer sentido. Tens apenas de te sentir bem nela. 

Verão. É o bronze sim, luz até às nove, a mota sem casaco, o chinelo no pé, maminhas ao léu, passeios nocturnos e, acima de tudo, é pináculo das colheitas e poucas coisas sabem melhor que apanhar e logo comer (fruta, claro está). Já se sabe.

Mas é que eu Amo o Outono. E amar é amar mesmo, sem hipérbole. 
É que PANTONE Outono é mais quente que o Verão, e eu gosto disso. E sim, Verão sabe bem, mas Outono cheira a foccacia de noz e maçã. E isto é tanto que não imaginas. 

E porque estou com frio nos pés e não sei o que quero fazer neste Sábado de vinte e dois graus em que dizem que é Verão, fui ali transformar o resto do Verão em Outono, acompanhado por um pedaço de pão, para me certificar que não sobra nada.

DSC_0425_2.jpg

Tomates assados no forno com curcuma e alecrim

Sim. Tomates + curcuma + gengibre + alecrim = podia comer isto todos os dias. Mesmo. Não é cá pão, nem gelados, nem hummus nem tostas de abacate. É isto mesmo.

Adoro utilizar isto em tudo o que possa imaginar: sobre o risotto, processar tudo e servir como pasta al pomodoro, sobre a tosta de abacate, a acompanhar umas batatas assadas ou numa salada morna de feijão branco, rúcula e nozes. E agora que penso, com polenta também deve ficar de morrer...

1kg tomates pequenos de várias variedades
1 c.chá curcuma em pó
2 c.chá de alecrim fresco picado + 1 ramo
3 dentes de alho esmagados
1 c.sopa gengibre
3 c.sopa azeite
1 c.sopa raspa de limão
sal
pimenta preta, acabada de moer



Pré-aquecer o forno a 180-200ºC (dependendo do forno) com a prateleira no meio, com o calor a vir de cima e ventoinha ligada. 
Picar o alecrim e ralar o gengibre e o limão.
Num prato de forno onde caibam todos os tomates numa só camada, colocar todos os ingredientes e levar ao forno durante 1 hora ou até o liquido liberto estar a borbulhar e os tomates estarem assados e bem marcados em cima - ver foto.
Servir bem quente.

Serve 2-4, dependendo do propósito.