Kale crisps

IMG_1062.jpg

Esta receita pertence ao texto Fazer amor.

Kale crisps

1 molho de couve kale
1 c.sopa azeite virgem extra
3 c.sopa levedura nutricional
1 c.chá alho em pó
1/2 c.chá sal fino
2 c.chá açúcar de coco
1/2 c.chá pimenta caiena em pó
1 c.chá coentros em pó
raspa de 1 limão


Pré-aquece o forno a 150ºC.
Retira os talos mais grossos das folhas da couve e parte-a em pedaços médios e pequenos - não é necessário ser demasiado rigoroso, desde que nao fiquem folhas muito grandes. Reserva os talos para smoothies, sopas ou usa para compostagem. Lava as folhas muito bem e seca-as o mehor possível, de preferência com aquelas maquinetas fantásticas em que dás à manivela e as folhas "centrifugam".
Divide a couve por dois tabuleiros grandes de forno. Se só tiveres um, faz metade de cada vez. Adiciona os restantes ingredientes e envolve bem, até as folhas estarem completamente envolvidas e bem oleadas. Espalha a couve numa só camada no tabuleiro e leva ao forno durante 20-25 minutos, rodando o tabuleiro a meio. As folhas deverão estar crocantes, douradas e firmes, mas não demasiado escuras.
O tempo de cozedura varia muito conforme o forno, o meu concelho é que das primeiras vezes se fique atento para ver como funciona.
Deixar arrefecer 3 minutos antes de servir. 
Consumir o mais depressa possível - o que não vai ser dificil de todo - uma vez que elas vão perdendo a firmeza com o tempo.
Guardar o restante num tupperware de vidro durante 1 dia no máximo.